INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TEA E O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100536 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7791 "inscrito_id" => 21829 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TEA E O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO" "resumo" => "A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma temática que tem ganhado destaque e provocado muitas discussões no âmbito escolar, pois a inclusão não ocorre apenas com a garantia da matrícula e o acesso ao ensino regular, mas também a partir das políticas públicas que se efetivem realmente. Para isso, são necessários novos caminhos para a inclusão, que contemple uma outra forma de pensar e agir sobre os processos escolares, pois o contexto atual apresenta muitas lacunas. Essas novas formas devem ser discutidas e debatidas com todos os atores da inclusão, constituindo-se como uma rede de suporte. Para que isso se efetive, é preciso olhar para as especificidades do aluno, conhecer suas potencialidades e suas dificuldades, para então propor práticas pedagógicas efetivas. Nesse ínterim, o Plano Educacional Individualizado (PEI) tem sido uma ferramenta norteadora no processo de inclusão escolar. É considerado um instrumento de avaliação do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência, geralmente elaborado por uma equipe de multiprofissionais, ou seja, um processo coletivo envolvendo expectativas dos pais, professores e outros profissionais que trabalham com o aluno. Entende-se que o PEI visa traçar as metas específicas de aprendizagem, os avanços e as dificuldades vivenciadas no contexto inclusivo, principalmente para os alunos com TEA. Isto posto, o presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito nacional e internacional do PEI. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico em livros, documentos legais, bem como em bases de dados como SCIELO, Google Acadêmico e Lilac, utilizando os termos: Plano Educacional Individualizado, Inclusão Escolar e Transtorno do Espectro Autista. Verificou-se que os termos em outros países apresentam uma amplitude diferente da realidade brasileira. Conclui-se que o PEI pode contribuir efetivamente para o processo de inclusão de alunos com TEA, visto que abarca questões acadêmicas, comportamentais e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21829_TB7791_21062023000202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE CRISTINA DE MATTOS BATTISTELLO" "autor_nome_curto" => "VIVIANE MATTOS" "autor_email" => "vivimattos@feevale.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100536 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7791 "inscrito_id" => 21829 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TEA E O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO" "resumo" => "A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma temática que tem ganhado destaque e provocado muitas discussões no âmbito escolar, pois a inclusão não ocorre apenas com a garantia da matrícula e o acesso ao ensino regular, mas também a partir das políticas públicas que se efetivem realmente. Para isso, são necessários novos caminhos para a inclusão, que contemple uma outra forma de pensar e agir sobre os processos escolares, pois o contexto atual apresenta muitas lacunas. Essas novas formas devem ser discutidas e debatidas com todos os atores da inclusão, constituindo-se como uma rede de suporte. Para que isso se efetive, é preciso olhar para as especificidades do aluno, conhecer suas potencialidades e suas dificuldades, para então propor práticas pedagógicas efetivas. Nesse ínterim, o Plano Educacional Individualizado (PEI) tem sido uma ferramenta norteadora no processo de inclusão escolar. É considerado um instrumento de avaliação do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência, geralmente elaborado por uma equipe de multiprofissionais, ou seja, um processo coletivo envolvendo expectativas dos pais, professores e outros profissionais que trabalham com o aluno. Entende-se que o PEI visa traçar as metas específicas de aprendizagem, os avanços e as dificuldades vivenciadas no contexto inclusivo, principalmente para os alunos com TEA. Isto posto, o presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito nacional e internacional do PEI. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico em livros, documentos legais, bem como em bases de dados como SCIELO, Google Acadêmico e Lilac, utilizando os termos: Plano Educacional Individualizado, Inclusão Escolar e Transtorno do Espectro Autista. Verificou-se que os termos em outros países apresentam uma amplitude diferente da realidade brasileira. Conclui-se que o PEI pode contribuir efetivamente para o processo de inclusão de alunos com TEA, visto que abarca questões acadêmicas, comportamentais e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21829_TB7791_21062023000202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE CRISTINA DE MATTOS BATTISTELLO" "autor_nome_curto" => "VIVIANE MATTOS" "autor_email" => "vivimattos@feevale.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }