EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CONCEITOS DE COSMOLOGIA ATRAVÉS DO CHATGPT
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100597 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7968 "inscrito_id" => 5982 "titulo" => "EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CONCEITOS DE COSMOLOGIA ATRAVÉS DO CHATGPT" "resumo" => "A popularização de plataformas digitais de Inteligência Artificial vem revolucionando diversos setores da sociedade, e na educação não poderia ser diferente. O uso de plataformas de chatbot, por exemplo, já é de uso comum entre estudantes nos diversos níveis da educação. Desta forma, faz-se necessária uma orientação por parte dos educadores para que os jovens façam uso educativo e consciente dessas plataformas. O presente artigo descreve uma experiência realizada em uma turma de 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explorar as potencialidades do ChatGPT no estudo de conceitos relacionados à Cosmologia, durante uma aula de Física. Inicialmente, foi realizado um levantamento sobre o uso do ChatGPT pelos alunos e foi constatado que 38% dos presentes já utilizavam essa plataforma para fins educacionais, o que atesta a crescente adoção de ferramentas de Inteligência Artificial no contexto educacional. Logo após, os estudantes foram levados para o Laboratório de Informática, onde tiveram a oportunidade de estudar conceitos de Cosmologia no ChatGPT, seguindo instruções dadas pelo professor. Depois dos estudos, os estudantes enviaram um comando para que o ChatGPT criasse um Quiz sobre os conceitos estudados. Os alunos responderam ao Quiz e tiveram suas respostas imediatamente comentadas pela própria inteligência artificial. Ao final da atividade, 78% dos estudantes consideraram a experiência exitosa e concordaram que a Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar seus estudos. Além disso, também afirmaram que conseguiram compreender com facilidade os conceitos estudados, uma vez que a plataforma utilizada apresentou uma linguagem acessível. Essa experiência reforça o potencial das plataformas de inteligência artificial no contexto educacional, tornando o aprendizado mais dinâmico, interativo e personalizado. Vale ressaltar que os educadores também têm o papel crucial de orientar os estudantes para fazerem uso consciente e responsável dessas tecnologias, garantindo que elas sejam empregadas de maneira educativa e construtiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5982_TB7968_10122023150604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIGLEISON JANDO SOUSA PONTES" "autor_nome_curto" => "FRANCIGLEISON" "autor_email" => "francigleisonpontes@gmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100597 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7968 "inscrito_id" => 5982 "titulo" => "EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CONCEITOS DE COSMOLOGIA ATRAVÉS DO CHATGPT" "resumo" => "A popularização de plataformas digitais de Inteligência Artificial vem revolucionando diversos setores da sociedade, e na educação não poderia ser diferente. O uso de plataformas de chatbot, por exemplo, já é de uso comum entre estudantes nos diversos níveis da educação. Desta forma, faz-se necessária uma orientação por parte dos educadores para que os jovens façam uso educativo e consciente dessas plataformas. O presente artigo descreve uma experiência realizada em uma turma de 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explorar as potencialidades do ChatGPT no estudo de conceitos relacionados à Cosmologia, durante uma aula de Física. Inicialmente, foi realizado um levantamento sobre o uso do ChatGPT pelos alunos e foi constatado que 38% dos presentes já utilizavam essa plataforma para fins educacionais, o que atesta a crescente adoção de ferramentas de Inteligência Artificial no contexto educacional. Logo após, os estudantes foram levados para o Laboratório de Informática, onde tiveram a oportunidade de estudar conceitos de Cosmologia no ChatGPT, seguindo instruções dadas pelo professor. Depois dos estudos, os estudantes enviaram um comando para que o ChatGPT criasse um Quiz sobre os conceitos estudados. Os alunos responderam ao Quiz e tiveram suas respostas imediatamente comentadas pela própria inteligência artificial. Ao final da atividade, 78% dos estudantes consideraram a experiência exitosa e concordaram que a Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar seus estudos. Além disso, também afirmaram que conseguiram compreender com facilidade os conceitos estudados, uma vez que a plataforma utilizada apresentou uma linguagem acessível. Essa experiência reforça o potencial das plataformas de inteligência artificial no contexto educacional, tornando o aprendizado mais dinâmico, interativo e personalizado. Vale ressaltar que os educadores também têm o papel crucial de orientar os estudantes para fazerem uso consciente e responsável dessas tecnologias, garantindo que elas sejam empregadas de maneira educativa e construtiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5982_TB7968_10122023150604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIGLEISON JANDO SOUSA PONTES" "autor_nome_curto" => "FRANCIGLEISON" "autor_email" => "francigleisonpontes@gmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }