Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVO ENSINO MÉDIO COMO REFLEXO DA DICOTOMIA EM UM ESTADO NEOLIBERAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100712
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8135
    "inscrito_id" => 878
    "titulo" => "NOVO ENSINO MÉDIO COMO REFLEXO DA DICOTOMIA EM UM ESTADO NEOLIBERAL"
    "resumo" => "O presente texto tem como objetivo demonstrar como as políticas públicas educacionais estão mais ligadas às questões de mercado, do que propriamente, às questões de direitos sociais. Um excelente exemplo de situações como essa, é a reforma do ensino médio que está em implementação no Brasil. Dessa forma, apresentaremos uma rápida síntese de como ocorreu o processo legal do novo ensino médio, em seguida, desenvolveremos a compreensão do que se trata direitos sociais e como o Estado garante esses direitos através de políticas sociais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com caráter qualitativo, focado em textos clássicos e comentadores destes. O referencial teórico-metodológico se dá a partir da Ciência da História, de vertente marxista, a qual crê que a história dos homens se comporta através de uma dialética, ou seja, a realidade é fruto das ações anteriores dos próprios homens, a história atual foi construída e é consequência da ação no passado histórico dos indivíduos. Concluímos com a perspectiva de que o Estado neoliberal, por mais que, na teoria se traduza pelo princípio da liberdade do indivíduo, na realidade, ela utiliza desta liberdade para conduzir a liberdade de mercado. Ao relacionarmos tal conclusão a perspectiva da reforma da etapa ensino médio, conseguimos perceber a sutil mão do mercado conduzindo a construção de uma importante política social, objetivada a garantia do direito social da educação pública e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID878_TB8135_10122023124416.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANA BARROS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANA BARROS"
    "autor_email" => "06069011163@academicos.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100712
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8135
    "inscrito_id" => 878
    "titulo" => "NOVO ENSINO MÉDIO COMO REFLEXO DA DICOTOMIA EM UM ESTADO NEOLIBERAL"
    "resumo" => "O presente texto tem como objetivo demonstrar como as políticas públicas educacionais estão mais ligadas às questões de mercado, do que propriamente, às questões de direitos sociais. Um excelente exemplo de situações como essa, é a reforma do ensino médio que está em implementação no Brasil. Dessa forma, apresentaremos uma rápida síntese de como ocorreu o processo legal do novo ensino médio, em seguida, desenvolveremos a compreensão do que se trata direitos sociais e como o Estado garante esses direitos através de políticas sociais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com caráter qualitativo, focado em textos clássicos e comentadores destes. O referencial teórico-metodológico se dá a partir da Ciência da História, de vertente marxista, a qual crê que a história dos homens se comporta através de uma dialética, ou seja, a realidade é fruto das ações anteriores dos próprios homens, a história atual foi construída e é consequência da ação no passado histórico dos indivíduos. Concluímos com a perspectiva de que o Estado neoliberal, por mais que, na teoria se traduza pelo princípio da liberdade do indivíduo, na realidade, ela utiliza desta liberdade para conduzir a liberdade de mercado. Ao relacionarmos tal conclusão a perspectiva da reforma da etapa ensino médio, conseguimos perceber a sutil mão do mercado conduzindo a construção de uma importante política social, objetivada a garantia do direito social da educação pública e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID878_TB8135_10122023124416.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANA BARROS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANA BARROS"
    "autor_email" => "06069011163@academicos.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente texto tem como objetivo demonstrar como as políticas públicas educacionais estão mais ligadas às questões de mercado, do que propriamente, às questões de direitos sociais. Um excelente exemplo de situações como essa, é a reforma do ensino médio que está em implementação no Brasil. Dessa forma, apresentaremos uma rápida síntese de como ocorreu o processo legal do novo ensino médio, em seguida, desenvolveremos a compreensão do que se trata direitos sociais e como o Estado garante esses direitos através de políticas sociais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com caráter qualitativo, focado em textos clássicos e comentadores destes. O referencial teórico-metodológico se dá a partir da Ciência da História, de vertente marxista, a qual crê que a história dos homens se comporta através de uma dialética, ou seja, a realidade é fruto das ações anteriores dos próprios homens, a história atual foi construída e é consequência da ação no passado histórico dos indivíduos. Concluímos com a perspectiva de que o Estado neoliberal, por mais que, na teoria se traduza pelo princípio da liberdade do indivíduo, na realidade, ela utiliza desta liberdade para conduzir a liberdade de mercado. Ao relacionarmos tal conclusão a perspectiva da reforma da etapa ensino médio, conseguimos perceber a sutil mão do mercado conduzindo a construção de uma importante política social, objetivada a garantia do direito social da educação pública e de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.