ÓTICAS RENOVADAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: NOVOS DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100779 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8247 "inscrito_id" => 11154 "titulo" => "ÓTICAS RENOVADAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: NOVOS DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Refletir sobre a necessidade de lançar novos olhares para o ensino é imprescindível, pois a carreira docente exige constante atualização, tendo em vista que a sociedade está sempre permeada de mudanças, sobretudo devido a era das tecnologias da informação. Partindo de reflexões sobre o ensino de história no ensino básico, nos deparamos com diversas demandas advindas de transformações nas relações sociais, culturais, raciais e de gênero, que se entrelaçam na vivência escolar condicionando comportamentos e a própria construção individual e coletiva da consciência histórica dos estudantes. É preciso entender os limites dos métodos tradicionais e tomar cuidado nas armadilhas de uma história marcada apenas pela memorização de fatos, É preciso elaborar práticas efetivas que favoreçam a aprendizagem histórica e o exercício do pensamento crítico. Em um primeiro momento buscamos refletir sobre os desafios do ensino de história na sociedade atual, a partir das demandas exigidas pela BNCC, amparados nas discussões de Ralejo, Mello e Amorim (2021), juntamente com as discussões da historiadora Circe Bittencourt (2018) sobre o ensino de história, para então pensarmos a prática docente pós-pandemia, marcada pela inserção cada vez maior das tecnologias digitais na sociedade e os desafios da escola e sobretudo dos professores de história em utilizá-las a seu favor para gerar benefícios no processo de ensino e aprendizagem e tentar contornar os obstáculos da falta de atenção e desinteresse dos alunos. Tais discussões se fazem necessárias para que seja possível produzir um conhecimento que orienta, explica e enfrenta as contingências do mundo vivenciado, com a formativa de potencializar e facilitar a compreensão da temporalidade, oferecendo para os alunos demarcações de referências para que seja concebível o reconhecimento da importância dos acontecimentos cotidianos, sendo operados por um despertar de interesses e uma conscientização histórica criticamente elucidativa e informativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11154_TB8247_04102023133854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MATHEUS SOUSA JOVEM DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.jovem@aluno.uepb.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100779 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8247 "inscrito_id" => 11154 "titulo" => "ÓTICAS RENOVADAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: NOVOS DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Refletir sobre a necessidade de lançar novos olhares para o ensino é imprescindível, pois a carreira docente exige constante atualização, tendo em vista que a sociedade está sempre permeada de mudanças, sobretudo devido a era das tecnologias da informação. Partindo de reflexões sobre o ensino de história no ensino básico, nos deparamos com diversas demandas advindas de transformações nas relações sociais, culturais, raciais e de gênero, que se entrelaçam na vivência escolar condicionando comportamentos e a própria construção individual e coletiva da consciência histórica dos estudantes. É preciso entender os limites dos métodos tradicionais e tomar cuidado nas armadilhas de uma história marcada apenas pela memorização de fatos, É preciso elaborar práticas efetivas que favoreçam a aprendizagem histórica e o exercício do pensamento crítico. Em um primeiro momento buscamos refletir sobre os desafios do ensino de história na sociedade atual, a partir das demandas exigidas pela BNCC, amparados nas discussões de Ralejo, Mello e Amorim (2021), juntamente com as discussões da historiadora Circe Bittencourt (2018) sobre o ensino de história, para então pensarmos a prática docente pós-pandemia, marcada pela inserção cada vez maior das tecnologias digitais na sociedade e os desafios da escola e sobretudo dos professores de história em utilizá-las a seu favor para gerar benefícios no processo de ensino e aprendizagem e tentar contornar os obstáculos da falta de atenção e desinteresse dos alunos. Tais discussões se fazem necessárias para que seja possível produzir um conhecimento que orienta, explica e enfrenta as contingências do mundo vivenciado, com a formativa de potencializar e facilitar a compreensão da temporalidade, oferecendo para os alunos demarcações de referências para que seja concebível o reconhecimento da importância dos acontecimentos cotidianos, sendo operados por um despertar de interesses e uma conscientização histórica criticamente elucidativa e informativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11154_TB8247_04102023133854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MATHEUS SOUSA JOVEM DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.jovem@aluno.uepb.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }