EDUCAÇÃO POTENCIALIZADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A INCORPORAÇÃO DE CHATBOTS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100956 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8578 "inscrito_id" => 9561 "titulo" => "EDUCAÇÃO POTENCIALIZADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A INCORPORAÇÃO DE CHATBOTS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "INTRODUÇÃO: A convergência entre educação e tecnologia motiva a busca por abordagens inovadoras que otimizem o aprendizado, com a integração de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) emergindo como uma promissora estratégia para elevar a qualidade do ensino. Contudo, a escassez de relatos que elucidem os desafios e perspectivas enfrentados por docentes ao incorporar a IA em suas práticas pedagógicas destaca a relevância desta abordagem. OBJETIVOS: Este estudo focaliza a exploração do uso de chatbots - sistemas de IA capacitados para interagir em linguagem natural - como uma ferramenta de apoio ao trabalho docente. Seu objetivo é narrar a experiência de um professor de Educação Física que integrou chatbots no planejamento e execução de aulas e atividades, proporcionando reflexões valiosas à comunidade educacional e ampliando a compreensão das potencialidades da IA como recurso educativo. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência enquadrado numa abordagem qualitativa e descritiva. Ao longo do primeiro semestre de 2023, o docente conduziu a disciplina "Metodologia da Pesquisa Voltada à Elaboração de Projetos", introduzindo notáveis chatbots como o ChatGPT e o Midjourney no planejamento e execução das aulas. A coleta de dados baseou-se em registros escritos detalhados, incluindo contextos, métodos e feedback dos alunos. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi empregada para extrair insights relativos ao uso das tecnologias de IA no ambiente educacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados evidenciaram diversos benefícios notáveis. A incorporação do ChatGPT no planejamento das aulas supriu a carência de um referencial teórico e ementa definidos. A colaboração entre a experiência do docente e o ChatGPT resultou num planejamento sólido, demandando ajustes mínimos após avaliação. A estratégia de empregar chatbots para elaborar narrativas enriqueceu as aulas, facilitando a compreensão dos alunos. CONCLUSÃO: Em síntese, a adoção das tecnologias de IA preencheu lacunas e aprimorou o ensino. A sinergia entre o ChatGPT e o Midjourney propiciou um ambiente de aprendizado imersivo e estruturado. As experiências compartilhadas podem orientar outros educadores interessados em empregar a IA em suas práticas. À medida que a educação responde às mudanças tecnológicas, espera-se que este estudo incite investigações adicionais acerca da eficácia da IA para enriquecer o processo educacional, fomentando ambientes de aprendizagem mais adaptativos e envolventes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9561_TB8578_04102023111612.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS EDUARDO FERREIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS MAIA" "autor_email" => "douglas.maia@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100956 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8578 "inscrito_id" => 9561 "titulo" => "EDUCAÇÃO POTENCIALIZADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A INCORPORAÇÃO DE CHATBOTS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "INTRODUÇÃO: A convergência entre educação e tecnologia motiva a busca por abordagens inovadoras que otimizem o aprendizado, com a integração de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) emergindo como uma promissora estratégia para elevar a qualidade do ensino. Contudo, a escassez de relatos que elucidem os desafios e perspectivas enfrentados por docentes ao incorporar a IA em suas práticas pedagógicas destaca a relevância desta abordagem. OBJETIVOS: Este estudo focaliza a exploração do uso de chatbots - sistemas de IA capacitados para interagir em linguagem natural - como uma ferramenta de apoio ao trabalho docente. Seu objetivo é narrar a experiência de um professor de Educação Física que integrou chatbots no planejamento e execução de aulas e atividades, proporcionando reflexões valiosas à comunidade educacional e ampliando a compreensão das potencialidades da IA como recurso educativo. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência enquadrado numa abordagem qualitativa e descritiva. Ao longo do primeiro semestre de 2023, o docente conduziu a disciplina "Metodologia da Pesquisa Voltada à Elaboração de Projetos", introduzindo notáveis chatbots como o ChatGPT e o Midjourney no planejamento e execução das aulas. A coleta de dados baseou-se em registros escritos detalhados, incluindo contextos, métodos e feedback dos alunos. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi empregada para extrair insights relativos ao uso das tecnologias de IA no ambiente educacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados evidenciaram diversos benefícios notáveis. A incorporação do ChatGPT no planejamento das aulas supriu a carência de um referencial teórico e ementa definidos. A colaboração entre a experiência do docente e o ChatGPT resultou num planejamento sólido, demandando ajustes mínimos após avaliação. A estratégia de empregar chatbots para elaborar narrativas enriqueceu as aulas, facilitando a compreensão dos alunos. CONCLUSÃO: Em síntese, a adoção das tecnologias de IA preencheu lacunas e aprimorou o ensino. A sinergia entre o ChatGPT e o Midjourney propiciou um ambiente de aprendizado imersivo e estruturado. As experiências compartilhadas podem orientar outros educadores interessados em empregar a IA em suas práticas. À medida que a educação responde às mudanças tecnológicas, espera-se que este estudo incite investigações adicionais acerca da eficácia da IA para enriquecer o processo educacional, fomentando ambientes de aprendizagem mais adaptativos e envolventes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9561_TB8578_04102023111612.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS EDUARDO FERREIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS MAIA" "autor_email" => "douglas.maia@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }