EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE A PARTIR DA CULTURA MAKER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100958 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8580 "inscrito_id" => 956 "titulo" => "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE A PARTIR DA CULTURA MAKER" "resumo" => "O conceito de eficiência energética é um importante ponto de partida para a discussão sobre as fontes de energias renováveis, na escola. A partir da ideia de diminuir o gasto para continuar utilizando a mesma quantidade de equipamentos é possível refletirmos sobre de onde vem a energia que utilizamos nas ações do nosso cotidiano e sobre a finitude dessas fontes. Dessa forma, é possível identificar quais as atividades que consomem mais energia, no ambiente escolar e fora dele, onde há maior desperdício e o que é possível fazer para que haja economia de energia. Partimos do objetivo de analisar as ações que podem ser realizadas, no ambiente escolar e forma dele, para que haja a aplicação do conceito de eficiência energética. Para realização do estudo, utilizamos como base metodológica a Pesquisa participante e nos embasamos nos pilares da cultura maker: criatividade, colaboração e sustentabilidade e, para a vivência das ações previstas nessa investigação, utilizando materiais recicláveis e o Kit Uno Maker, fornecido pela Secretaria de Educação do Recife. Como principais resultados do presente estudo, destacamos as atividades de experimentação, onde os estudantes puderam conhecer, na prática, a geração de energia a partir de fontes renováveis, o que resultou em uma importante reflexão sobre o grande volume de água utilizado nas hidrelétricas e a importância da economia de energia. Outra vivência importante foi a produção dos circuitos elétricos e a visualização dos efeitos dos sistemas sobrecarregados por desvios de energia, conhecido popularmente como “macacos”. O presente estudo tem sua relevância justificada pela necessidade de conscientizarmos a população, de forma geral, sobre o não desperdício de energia. Para isso, partimos do conceito de eficiência energética, o que impacta o consumo de energia dentro e fora do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID956_TB8580_20082023003234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LYGIA" "autor_email" => "lygia1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100958 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8580 "inscrito_id" => 956 "titulo" => "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE A PARTIR DA CULTURA MAKER" "resumo" => "O conceito de eficiência energética é um importante ponto de partida para a discussão sobre as fontes de energias renováveis, na escola. A partir da ideia de diminuir o gasto para continuar utilizando a mesma quantidade de equipamentos é possível refletirmos sobre de onde vem a energia que utilizamos nas ações do nosso cotidiano e sobre a finitude dessas fontes. Dessa forma, é possível identificar quais as atividades que consomem mais energia, no ambiente escolar e fora dele, onde há maior desperdício e o que é possível fazer para que haja economia de energia. Partimos do objetivo de analisar as ações que podem ser realizadas, no ambiente escolar e forma dele, para que haja a aplicação do conceito de eficiência energética. Para realização do estudo, utilizamos como base metodológica a Pesquisa participante e nos embasamos nos pilares da cultura maker: criatividade, colaboração e sustentabilidade e, para a vivência das ações previstas nessa investigação, utilizando materiais recicláveis e o Kit Uno Maker, fornecido pela Secretaria de Educação do Recife. Como principais resultados do presente estudo, destacamos as atividades de experimentação, onde os estudantes puderam conhecer, na prática, a geração de energia a partir de fontes renováveis, o que resultou em uma importante reflexão sobre o grande volume de água utilizado nas hidrelétricas e a importância da economia de energia. Outra vivência importante foi a produção dos circuitos elétricos e a visualização dos efeitos dos sistemas sobrecarregados por desvios de energia, conhecido popularmente como “macacos”. O presente estudo tem sua relevância justificada pela necessidade de conscientizarmos a população, de forma geral, sobre o não desperdício de energia. Para isso, partimos do conceito de eficiência energética, o que impacta o consumo de energia dentro e fora do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID956_TB8580_20082023003234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LYGIA" "autor_email" => "lygia1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }