O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM PARA DISCENTES DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101073 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8749 "inscrito_id" => 25458 "titulo" => "O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM PARA DISCENTES DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Em um contexto de debates e inquietudes acerca do processo de ensino-aprendizagem no nível médio, reflexões significativas à instrução de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ganham destaque. Diante disso, este relato de experiência refere-se ao projeto de ensino “Argumentação na Redação do ENEM” desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, destinado aos alunos do 2° ano dos cursos técnicos integrados da instituição, no ano de 2022, cujo objetivo tangia o aperfeiçoamento do pensamento argumentativo e da produção textual solicitada no ENEM para que os discentes chegassem no 3° ano com uma base sólida desses conhecimentos. Como embasamento teórico foram utilizados autores como Marcuschi (2008), Ferreira (2019), entre outros, a fim de fundamentar o ensino na perspectiva dos gêneros textuais e escrita situada no contexto do Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, este trabalho enquadra-se no método descritivo, uma vez que procura descrever o desenvolvimento do percurso do trabalho junto aos alunos secundaristas. Alicerçado nisso e diante da descrição das atividades desenvolvidas, inferimos que o emprego de Metodologias de Aprendizagem Ativa (Pereira; Souza; Mendes, 2019), no trajeto da construção do texto dissertativo-argumentativo, pôde propiciar aos estudantes uma maior segurança e melhorias significativas na produção de redações e no tempo destinado à escrita deste gênero textual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25458_TB8749_10122023234656.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY FURTADO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "isabelly.furtado@estudant" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101073 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8749 "inscrito_id" => 25458 "titulo" => "O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM PARA DISCENTES DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Em um contexto de debates e inquietudes acerca do processo de ensino-aprendizagem no nível médio, reflexões significativas à instrução de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ganham destaque. Diante disso, este relato de experiência refere-se ao projeto de ensino “Argumentação na Redação do ENEM” desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, destinado aos alunos do 2° ano dos cursos técnicos integrados da instituição, no ano de 2022, cujo objetivo tangia o aperfeiçoamento do pensamento argumentativo e da produção textual solicitada no ENEM para que os discentes chegassem no 3° ano com uma base sólida desses conhecimentos. Como embasamento teórico foram utilizados autores como Marcuschi (2008), Ferreira (2019), entre outros, a fim de fundamentar o ensino na perspectiva dos gêneros textuais e escrita situada no contexto do Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, este trabalho enquadra-se no método descritivo, uma vez que procura descrever o desenvolvimento do percurso do trabalho junto aos alunos secundaristas. Alicerçado nisso e diante da descrição das atividades desenvolvidas, inferimos que o emprego de Metodologias de Aprendizagem Ativa (Pereira; Souza; Mendes, 2019), no trajeto da construção do texto dissertativo-argumentativo, pôde propiciar aos estudantes uma maior segurança e melhorias significativas na produção de redações e no tempo destinado à escrita deste gênero textual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25458_TB8749_10122023234656.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY FURTADO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "isabelly.furtado@estudant" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }