EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE HISTÓRIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101100 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8788 "inscrito_id" => 24329 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é um assunto recorrente na sociedade atualmente, tendo em vista a inclusão educativa de pessoas deficientes no contexto da escola. Neste artigo, abordaremos alguns aspectos da vida cotidiana de alunos com esse Transtorno e como é seu desenvolvimento na escola, abordar sobre desenvolvimento humano na perspectiva da TEA é primordial tendo em vista a necessidade de debates e reflexões em torno destas questões. Para isso, propomos neste estudo apresentar um panorama acerca desta temática ressaltando os aspectos que vão desde o início do diagnóstico, a aceitação dos pais, o tratamento adequado, o preconceito, passando pela vivência em sociedade, principalmente enfatizando o seu convívio com outras pessoas dentro do ambiente escolar. Discutiremos o preparo profissional, os recursos didáticos e as dificuldades de adaptação, tanto do aluno, como do corpo docente, em especial, o professor. Para entender cada conceito e assunto proposto, será apresentado contextos em que os alunos com TEA estão inseridos, como sua casa, os locais de apoio como CAPES e o ambiente escolar. Para nortear os aspectos levantados tomamos como itinerário metodológico a pesquisa bibliográfica que discute sobre o tema e suas correlações com o ambiente escolar, as fontes utilizadas contribuíram para que pudéssemos compreender os aspectos teóricos e práticos relativos a estes transtornos. A partir da pesquisa e estudos realizados, podemos compreender que discutir e problematizar dentro/fora da escola sobre TEA na relação escolar e de vida e interfacear com a docências é de primaz importante em virtude dos desafios, possibilidades que este debate se apresentar na formação educativas dos sujeito deficientes e no trabalho docente. Os recursos, a formação educativa, a relação da escola com estes sujeitos é fundamental, para pensar uma educação equânime de não apenas integração escolar, mas de inclusão social e educativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24329_TB8788_10122023200018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA ARAÚJO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milena.araujo.souza@aluno" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101100 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8788 "inscrito_id" => 24329 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é um assunto recorrente na sociedade atualmente, tendo em vista a inclusão educativa de pessoas deficientes no contexto da escola. Neste artigo, abordaremos alguns aspectos da vida cotidiana de alunos com esse Transtorno e como é seu desenvolvimento na escola, abordar sobre desenvolvimento humano na perspectiva da TEA é primordial tendo em vista a necessidade de debates e reflexões em torno destas questões. Para isso, propomos neste estudo apresentar um panorama acerca desta temática ressaltando os aspectos que vão desde o início do diagnóstico, a aceitação dos pais, o tratamento adequado, o preconceito, passando pela vivência em sociedade, principalmente enfatizando o seu convívio com outras pessoas dentro do ambiente escolar. Discutiremos o preparo profissional, os recursos didáticos e as dificuldades de adaptação, tanto do aluno, como do corpo docente, em especial, o professor. Para entender cada conceito e assunto proposto, será apresentado contextos em que os alunos com TEA estão inseridos, como sua casa, os locais de apoio como CAPES e o ambiente escolar. Para nortear os aspectos levantados tomamos como itinerário metodológico a pesquisa bibliográfica que discute sobre o tema e suas correlações com o ambiente escolar, as fontes utilizadas contribuíram para que pudéssemos compreender os aspectos teóricos e práticos relativos a estes transtornos. A partir da pesquisa e estudos realizados, podemos compreender que discutir e problematizar dentro/fora da escola sobre TEA na relação escolar e de vida e interfacear com a docências é de primaz importante em virtude dos desafios, possibilidades que este debate se apresentar na formação educativas dos sujeito deficientes e no trabalho docente. Os recursos, a formação educativa, a relação da escola com estes sujeitos é fundamental, para pensar uma educação equânime de não apenas integração escolar, mas de inclusão social e educativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24329_TB8788_10122023200018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA ARAÚJO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milena.araujo.souza@aluno" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }