O estudo apresenta resultados preliminares acerca da elaboração da sequência didática "Lambe Educativo", que se vale da expressão artística urbana como veículo para edificar e enriquecer o ambiente educativo nas zonas urbanas, estabelecendo conexões com o conhecimento escolar. A abordagem metodológica do Lambe Educativo envolve a criação colaborativa de intervenções artísticas em espaços públicos, com o propósito de incitar reflexão, fomentar interações e viabilizar aprendizado. Seus fundamentos estão alicerçados na participação ativa dos estudantes, na promoção da expressão individual e na valorização da diversidade cultural. O substrato teórico do Lambe Educativo assenta-se na teoria sociocultural, destacando a importância do contexto social na construção do conhecimento. Ao aplicar essa perspectiva às manifestações artísticas urbanas, o Lambe Educativo instiga os alunos a explorar as dimensões educacionais do espaço público, estimulando a criatividade e a consciência crítica. O escopo deste artigo visa destacar os contextos em que o Lambe Educativo pode contribuir para a conversão do espaço urbano em um ambiente educacional enriquecedor, promovendo o engajamento dos alunos com a comunidade e sua geografia. Ademais, busca compreender de que forma essa abordagem pode fomentar a aprendizagem colaborativa, o discernimento crítico e a manifestação artística entre os estudantes. Em decorrência deste estudo, a coleta de dados prossegue revelando os efeitos benéficos do Lambe Educativo, insinuando que essa abordagem pode desempenhar eficazmente o papel de elo entre o ensino formal e a riqueza do contexto urbano. Este estudo ressalta as potencialidades que a convergência entre a arte urbana e a educação pode desencadear, abrindo caminhos para a formação de cidadãos mais comprometidos, analíticos e impressores da criatividade.