QUEM SOU E O QUE EU FAÇO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS SISTEMAS HOMEOSTÁTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101146 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8849 "inscrito_id" => 15362 "titulo" => "QUEM SOU E O QUE EU FAÇO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS SISTEMAS HOMEOSTÁTICOS" "resumo" => "Com o intuito de destacar os principais componentes dos sistemas circulatório, urinário, respiratório, endócrino e digestório e suas funções foi idealizado o jogo: “Quem Sou e o Que Faço”. Para tal, foram feitos desenhos dos sistemas anteriormente mencionados com setas apontando para cada componente e números. Há dois tipos de cartas, uma com o nome do componente/órgão e outra com uma breve descrição da principal função. O objetivo do jogo é identificar as estruturas destacadas e relacionar com a sua função. Cada equipe recebe um sistema com as suas respectivas cartas, de posse de um cronômetro (que foi utilizado o do celular) é dado o start inicial, e depois de relacionar os componentes/órgãos com sua função, o cronômetro é parado e anotado o tempo. A equipe recebe um gabarito para verificar os acertos e os erros, os quais são anotados. Depois disso, as equipes trocam de sistema e repetem as etapas descritas anteriormente. Depois que cada equipe passar pelos 5 sistemas, será contabilizado o tempo total (somatório do tempo gasto em cada sistema) sendo que a equipe a realizar em menor tempo receberá 100 pontos, o segundo menor tempo 90, o terceiro 80, o quarto 70 e o último 60. O total de acertos (10 pontos para cada acerto) e total de erros (-5 para cada erro) também serão computados. Ao final, o grupo que tiver a maior pontuação vence o jogo. O jogo aqui descrito pode ser utilizado antes mesmo de uma explanação teórica, ele mobiliza os conhecimentos prévios dos alunos, levando-os a reflexão, fazendo com que a aula seja mais participativa e engajadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15362_TB8849_10122023215556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA VARELA DE ARAÚJO DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ARAÚJ" "autor_email" => "crisaraujocastro@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101146 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8849 "inscrito_id" => 15362 "titulo" => "QUEM SOU E O QUE EU FAÇO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS SISTEMAS HOMEOSTÁTICOS" "resumo" => "Com o intuito de destacar os principais componentes dos sistemas circulatório, urinário, respiratório, endócrino e digestório e suas funções foi idealizado o jogo: “Quem Sou e o Que Faço”. Para tal, foram feitos desenhos dos sistemas anteriormente mencionados com setas apontando para cada componente e números. Há dois tipos de cartas, uma com o nome do componente/órgão e outra com uma breve descrição da principal função. O objetivo do jogo é identificar as estruturas destacadas e relacionar com a sua função. Cada equipe recebe um sistema com as suas respectivas cartas, de posse de um cronômetro (que foi utilizado o do celular) é dado o start inicial, e depois de relacionar os componentes/órgãos com sua função, o cronômetro é parado e anotado o tempo. A equipe recebe um gabarito para verificar os acertos e os erros, os quais são anotados. Depois disso, as equipes trocam de sistema e repetem as etapas descritas anteriormente. Depois que cada equipe passar pelos 5 sistemas, será contabilizado o tempo total (somatório do tempo gasto em cada sistema) sendo que a equipe a realizar em menor tempo receberá 100 pontos, o segundo menor tempo 90, o terceiro 80, o quarto 70 e o último 60. O total de acertos (10 pontos para cada acerto) e total de erros (-5 para cada erro) também serão computados. Ao final, o grupo que tiver a maior pontuação vence o jogo. O jogo aqui descrito pode ser utilizado antes mesmo de uma explanação teórica, ele mobiliza os conhecimentos prévios dos alunos, levando-os a reflexão, fazendo com que a aula seja mais participativa e engajadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15362_TB8849_10122023215556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA VARELA DE ARAÚJO DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ARAÚJ" "autor_email" => "crisaraujocastro@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }