Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS-MONITORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA, CEARÁ

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O principal objetivo do ensino de ciências é a alfabetização científica. Dentre diversas modalidades de ensino, aquelas que integram teoria e prática são profícuas para o alcance desse objetivo. O uso dessas estratégias didático-pedagógicas potencializa o aprendizado dos estudantes, tornando-os protagonistas desse processo, como é o caso da monitoria acadêmica. Na escola-campo onde foi realizado o presente estudo, foi implementado há dois anos o projeto de monitoria de Biologia e este vem recebendo procura crescente de discentes interessados. Este é um projeto desenvolvido numa escola pública de Fortaleza que tem como principais atividades o apoio e participação em aulas práticas, aulas de campo, olimpíadas científicas e projetos de iniciação científica. Diante dos indicativos positivos do projeto e da demanda crescente de interessados, entender a percepção dos participantes sobre as contribuições da monitoria na sua formação se torna pertinente. Deste modo, a presente pesquisa objetivou analisar as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. De abordagem qualitativa e descritiva, a produção de dados envolveu a aplicação de um formulário semiestruturado com 30 questões objetivas e discursivas a 19 alunos-monitores de Biologia de uma escola pública da cidade de Fortaleza, Ceará. A análise dos dados foi realizada dialogando com os pressupostos teóricos da alfabetização científica e do ensino por investigação. Diante das respostas obtidas, percebe-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica dos participantes, como também contribuíram para o aumento do rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para aqueles que almejam a carreira científica, como também apresentam mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais. Dentre as mudanças proporcionadas, muitos alegaram não somente mais aprendizado na Biologia e nas ciências, mas também responsabilidade, maturidade, esperança, comunicação, socialização e outros pontos.

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