Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102448
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I"
    "resumo" => "A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel destaca que o processo de ensino e aprendizagem precisa fazer com que o aluno consiga relacionar, de maneira não-arbitrária e não-literal, as novas informações recebidas com aspectos relevantes da sua estrutura cognitiva. Baseado nos princípios da TAS, este trabalho apresenta uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre os conteúdos de Geometria Analítica Plana, a qual foi implementada numa turma da disciplina de Cálculo I num curso superior de bacharelado em Engenharia Florestal. Conclui-se dos resultados obtidos, que a utilização da UEPS pode favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos estudantes. O ensino promovido pela UEPS fez com que os alunos mostrassem evidências de aprendizagem significativa dos principais conceitos estudados."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID112_TB23_19122023132225.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE MENDES"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felipe1416@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102448
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I"
    "resumo" => "A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel destaca que o processo de ensino e aprendizagem precisa fazer com que o aluno consiga relacionar, de maneira não-arbitrária e não-literal, as novas informações recebidas com aspectos relevantes da sua estrutura cognitiva. Baseado nos princípios da TAS, este trabalho apresenta uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre os conteúdos de Geometria Analítica Plana, a qual foi implementada numa turma da disciplina de Cálculo I num curso superior de bacharelado em Engenharia Florestal. Conclui-se dos resultados obtidos, que a utilização da UEPS pode favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos estudantes. O ensino promovido pela UEPS fez com que os alunos mostrassem evidências de aprendizagem significativa dos principais conceitos estudados."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID112_TB23_19122023132225.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE MENDES"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felipe1416@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel destaca que o processo de ensino e aprendizagem precisa fazer com que o aluno consiga relacionar, de maneira não-arbitrária e não-literal, as novas informações recebidas com aspectos relevantes da sua estrutura cognitiva. Baseado nos princípios da TAS, este trabalho apresenta uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre os conteúdos de Geometria Analítica Plana, a qual foi implementada numa turma da disciplina de Cálculo I num curso superior de bacharelado em Engenharia Florestal. Conclui-se dos resultados obtidos, que a utilização da UEPS pode favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos estudantes. O ensino promovido pela UEPS fez com que os alunos mostrassem evidências de aprendizagem significativa dos principais conceitos estudados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.