Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

O USO DO VIDEOGAME EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

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Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo utilizar o videogame em sala de aula, atuando como organizador prévio em uma sequência didática sobre o conteúdo da Guerra Fria na disciplina de Geografia, baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Partindo da aplicação das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica, discutimos e apresentamos a potencialidade do uso do videogame em sala de aula, considerando o seu uso como ferramenta didático-pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, que envolveu a aplicação de questionários, mapas conceituais e o uso do jogo Trópico V. Os resultados obtidos demonstraram que a tecnologia que envolve os videogames, com o devido cuidado e aplicação, pode contribuir de maneira efetiva em processos de aprendizagem, desde que esteja pautada em uma sólida teoria de aprendizagem.

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