A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM ARTICULADAS EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE 1º E 2º GRAUS APRESENTADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102467 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 136 "titulo" => "A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM ARTICULADAS EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE 1º E 2º GRAUS APRESENTADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo divulgar a investigação realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Buscaremos neste artigo apresentar todas as etapas da pesquisa que articulou o ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Itaquaquecetuba-SP, utilizando experimentos de Física, com fundamentação na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) na perspectiva de Ausubel e Moreira (2011), na Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) na visão de Simon (1993), incluindo a discussão que aproxima a trajetória formativa proposta com uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em um concepção de ensino construtivista." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV194_MD1_ID136_TB48_18102023100920.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WINDERSON RIBEIRO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "WINDERSON" "autor_email" => "winderson.cavalcanti@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102467 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 136 "titulo" => "A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM ARTICULADAS EM UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE 1º E 2º GRAUS APRESENTADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo divulgar a investigação realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Buscaremos neste artigo apresentar todas as etapas da pesquisa que articulou o ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Itaquaquecetuba-SP, utilizando experimentos de Física, com fundamentação na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) na perspectiva de Ausubel e Moreira (2011), na Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) na visão de Simon (1993), incluindo a discussão que aproxima a trajetória formativa proposta com uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em um concepção de ensino construtivista." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV194_MD1_ID136_TB48_18102023100920.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WINDERSON RIBEIRO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "WINDERSON" "autor_email" => "winderson.cavalcanti@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }