UTILIZAÇÃO DE UM MURAL DIGITAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102468 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM MURAL DIGITAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA" "resumo" => "O ensino de Ciências constitui um tema rico para um ensino contextualizado, através de suas relações com os fenômenos naturais e o cotidiano. Contudo, ainda se observa um ensino tradicionalista no ambiente escolar, baseado na memorização de conceitos e fórmulas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) orientam que as práticas educativas devem estimular o protagonismo dos estudantes, buscando o desenvolvimento de uma postura cidadã frente às demandas sociais. Em paralelo, a Teoria Aprendizagem Significativa Crítica propõe, através dos seus princípios, que o estudante seja mais questionador, seja exposto a vários recursos didáticos, dentre outros o que leva a um aprendizado mais flexível e não-literal. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um mural digital com o tema “Maré Negra: Impactos do Derramamento de Petróleo” como recurso didático na perspectiva da promoção de uma Aprendizagem Significativa Crítica." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Painel: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID64_TB49_06102023161358.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA OLIVEIRA" "autor_email" => "brunadeoliveira_@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102468 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM MURAL DIGITAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA" "resumo" => "O ensino de Ciências constitui um tema rico para um ensino contextualizado, através de suas relações com os fenômenos naturais e o cotidiano. Contudo, ainda se observa um ensino tradicionalista no ambiente escolar, baseado na memorização de conceitos e fórmulas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) orientam que as práticas educativas devem estimular o protagonismo dos estudantes, buscando o desenvolvimento de uma postura cidadã frente às demandas sociais. Em paralelo, a Teoria Aprendizagem Significativa Crítica propõe, através dos seus princípios, que o estudante seja mais questionador, seja exposto a vários recursos didáticos, dentre outros o que leva a um aprendizado mais flexível e não-literal. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um mural digital com o tema “Maré Negra: Impactos do Derramamento de Petróleo” como recurso didático na perspectiva da promoção de uma Aprendizagem Significativa Crítica." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Painel: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID64_TB49_06102023161358.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA OLIVEIRA" "autor_email" => "brunadeoliveira_@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }