Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

O DIAGRAMA V E A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102509
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 125
    "titulo" => "O DIAGRAMA V E A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo refletir como o diagrama V pode ser utilizado como um instrumento de avaliação de uma aula experimental investigativa de Química, em turmas do 3º ano do Ensino Médio. Neste sentido, foi realizada uma análise da transcrição de áudios coletados durante uma atividade de investigação com apoio da experimentação e da construção de um diagrama V em equipe. Os resultados mostraram que os estudantes, organizados em grupo, estiveram ativos, renegociaram conhecimentos e traçaram estratégias para a resolução do problema proposto. A construção do diagrama V proporcionou a reflexão, fez emergir conhecimentos prévios e permitiu a articulação entre a teoria e sua aplicação em um contexto investigativo de Química."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID125_TB102_19102023110927.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE NASCIMENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE"
    "autor_email" => "arianesantosnas@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102509
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 125
    "titulo" => "O DIAGRAMA V E A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo refletir como o diagrama V pode ser utilizado como um instrumento de avaliação de uma aula experimental investigativa de Química, em turmas do 3º ano do Ensino Médio. Neste sentido, foi realizada uma análise da transcrição de áudios coletados durante uma atividade de investigação com apoio da experimentação e da construção de um diagrama V em equipe. Os resultados mostraram que os estudantes, organizados em grupo, estiveram ativos, renegociaram conhecimentos e traçaram estratégias para a resolução do problema proposto. A construção do diagrama V proporcionou a reflexão, fez emergir conhecimentos prévios e permitiu a articulação entre a teoria e sua aplicação em um contexto investigativo de Química."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID125_TB102_19102023110927.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE NASCIMENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE"
    "autor_email" => "arianesantosnas@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Este estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo refletir como o diagrama V pode ser utilizado como um instrumento de avaliação de uma aula experimental investigativa de Química, em turmas do 3º ano do Ensino Médio. Neste sentido, foi realizada uma análise da transcrição de áudios coletados durante uma atividade de investigação com apoio da experimentação e da construção de um diagrama V em equipe. Os resultados mostraram que os estudantes, organizados em grupo, estiveram ativos, renegociaram conhecimentos e traçaram estratégias para a resolução do problema proposto. A construção do diagrama V proporcionou a reflexão, fez emergir conhecimentos prévios e permitiu a articulação entre a teoria e sua aplicação em um contexto investigativo de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.