Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

FLEX-AS: ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FLEXIBILIDADE COGNITIVA

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Artigos Teóricos
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102485
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "FLEX-AS: ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FLEXIBILIDADE COGNITIVA"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte de uma tese de doutorado, com o objetivo de desenvolver uma estratégia didática para o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, flexível, significativa e crítica de temas conceituais abordados no ensino de ciências na educação básica. A Flexas, estratégia concebida, foi idealizada a partir dos pressupostos teóricos das teorias da Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva. Tal estratégia é composta por dois momentos e seis etapas, com potencial para um desenvolvimento progressivo da aprendizagem de estudantes da educação básica, com variadas ações didáticas, de forma significativa e flexível. Assim, vimos no Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa um momento propício para apresentar a Flexas à comunidade científica da teoria Ausubeliana."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Artigos Teóricos"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID12_TB74_18122023161940.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => "2024-02-09 14:51:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ZÉ ANTÔNIO"
    "autor_email" => "j.antoniobezerra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102485
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "FLEX-AS: ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FLEXIBILIDADE COGNITIVA"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte de uma tese de doutorado, com o objetivo de desenvolver uma estratégia didática para o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, flexível, significativa e crítica de temas conceituais abordados no ensino de ciências na educação básica. A Flexas, estratégia concebida, foi idealizada a partir dos pressupostos teóricos das teorias da Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva. Tal estratégia é composta por dois momentos e seis etapas, com potencial para um desenvolvimento progressivo da aprendizagem de estudantes da educação básica, com variadas ações didáticas, de forma significativa e flexível. Assim, vimos no Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa um momento propício para apresentar a Flexas à comunidade científica da teoria Ausubeliana."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Artigos Teóricos"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID12_TB74_18122023161940.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => "2024-02-09 14:51:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ZÉ ANTÔNIO"
    "autor_email" => "j.antoniobezerra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Este estudo é um recorte de uma tese de doutorado, com o objetivo de desenvolver uma estratégia didática para o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, flexível, significativa e crítica de temas conceituais abordados no ensino de ciências na educação básica. A Flexas, estratégia concebida, foi idealizada a partir dos pressupostos teóricos das teorias da Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva. Tal estratégia é composta por dois momentos e seis etapas, com potencial para um desenvolvimento progressivo da aprendizagem de estudantes da educação básica, com variadas ações didáticas, de forma significativa e flexível. Assim, vimos no Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa um momento propício para apresentar a Flexas à comunidade científica da teoria Ausubeliana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.