Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência didática cujo enfoque são as bases da argumentação relacionadas à temática da violência nos espaços esportivos. Como referencial teórico-metodológico, recorremos às teorias da argumentação (Abreu, 2010; Brockriede, 2009; Fiorin, 2015) e às perspectivas de ensino (Brasil, 2018; Azevedo et al., 2023), às discussões sobre os gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; Cavalcante et al. 2022; Maingueneau, 2015) e, ainda, à caracterização de sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). A intervenção foi realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, como ação integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Língua Portuguesa. Os resultados das atividades desenvolvidas se mostraram satisfatórios, pois os instrumentos de avaliação do processo de ensino e aprendizagem nos permitiram formar uma base sólida para dar continuidade aos estudos da argumentação, com ênfase no ensino do gênero discursivo artigo de opinião.