O ensino de Bioquímica comumente é listado como de difícil compreensão, principalmente pela associação direta da Biologia com a Química e a Física, levando à resistência por parte dos alunos quanto à abstração e ao processo de aprendizado. O presente relato descreve uma atividade que aborda o assunto, estimulando a curiosidade dos discentes e facilitando a autonomia dos estudantes a partir de uma experiência culinária. Buscando abordar essas relações bioquímicas e ancorando os conhecimentos prévios aos novos conhecimentos, foi aplicada uma atividade prática investigativa para estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A atividade teve como tema central a Bioquímica dos Seres Vivos, e foi desenvolvida em duas aulas geminadas de 50 minutos. Nesta atividade, a proposta era desafiar os estudantes a interrelacionar os processos de produção de um bolo de chocolate e as substâncias químicas presentes em nosso organismo e essenciais ao metabolismo. No estabelecimento dessas relações, instigamos os discentes a compreender os fatores de transição escalar das estruturas submicroscópicas e microscópicas com as macroscópicas. A linguagem acessível de uma receita de bolo permite o alcance dos estudantes da educação básica a abordagens que permitem a compreensão dos conceitos, promovendo a ancoragem com os conhecimentos prévios dos alunos. Após a análise da atividade investigativa, foi possível identificar que a estratégia ativa com viés investigativo auxilia no processo de aprendizagem e na construção de conhecimentos acerca das composições biomoleculares, apresentadas a partir das reações químicas das receitas.