Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

METODOLOGIAS ATIVAS; ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102888
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 263
    "inscrito_id" => 1761
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS; ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR"
    "resumo" => "As atividades lúdicas se constituem em ações de abordagens didático metodológicas como desenhar, jogar, pintar, representar, dentre outras. O presente artigo traz um curto relato de experiencias sobre o uso de metodologias ativas, com foco nas atividades lúdicas no ensino da geografia escolar, desenvolvidas com estudantes do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada em Rio Branco-AC, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, fez-se necessário realizar um levantamento do referencial teórico e conceitual da temática em estudo, além das observações e experiências vivenciadas durante as regências e oficinas pedagógicas na escola campo. Com base no experimentado, pudemos ressaltar a importância da utilização de metodologias ativas em sala de aula, neste caso o uso das atividades lúdicas no ensino de geografia como estratégias metodológicas potencializadoras do processo de aprendizagem. Durante o desenvolvimento das atividades lúdicas com os estudantes do sexto ano do ensino fundamental da escola, notou-se uma maior familiarização com os conteúdos trabalhados, quando da utilização de imagens, desenhos, mapas, dentre outros. Por fim, concluímos que o uso das atividades lúdicas no ensino da geografia escolar se demostrou eficiente e muito significativo no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, pois essa estratégia metodológica aguçou maior interatividade e curiosidade em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1761_TB263_28082023193903.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO OLIVEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "oliveira.bruno@sou.ufac.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102888
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 263
    "inscrito_id" => 1761
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS; ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR"
    "resumo" => "As atividades lúdicas se constituem em ações de abordagens didático metodológicas como desenhar, jogar, pintar, representar, dentre outras. O presente artigo traz um curto relato de experiencias sobre o uso de metodologias ativas, com foco nas atividades lúdicas no ensino da geografia escolar, desenvolvidas com estudantes do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada em Rio Branco-AC, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, fez-se necessário realizar um levantamento do referencial teórico e conceitual da temática em estudo, além das observações e experiências vivenciadas durante as regências e oficinas pedagógicas na escola campo. Com base no experimentado, pudemos ressaltar a importância da utilização de metodologias ativas em sala de aula, neste caso o uso das atividades lúdicas no ensino de geografia como estratégias metodológicas potencializadoras do processo de aprendizagem. Durante o desenvolvimento das atividades lúdicas com os estudantes do sexto ano do ensino fundamental da escola, notou-se uma maior familiarização com os conteúdos trabalhados, quando da utilização de imagens, desenhos, mapas, dentre outros. Por fim, concluímos que o uso das atividades lúdicas no ensino da geografia escolar se demostrou eficiente e muito significativo no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, pois essa estratégia metodológica aguçou maior interatividade e curiosidade em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1761_TB263_28082023193903.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO OLIVEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "oliveira.bruno@sou.ufac.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

As atividades lúdicas se constituem em ações de abordagens didático metodológicas como desenhar, jogar, pintar, representar, dentre outras. O presente artigo traz um curto relato de experiencias sobre o uso de metodologias ativas, com foco nas atividades lúdicas no ensino da geografia escolar, desenvolvidas com estudantes do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada em Rio Branco-AC, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, fez-se necessário realizar um levantamento do referencial teórico e conceitual da temática em estudo, além das observações e experiências vivenciadas durante as regências e oficinas pedagógicas na escola campo. Com base no experimentado, pudemos ressaltar a importância da utilização de metodologias ativas em sala de aula, neste caso o uso das atividades lúdicas no ensino de geografia como estratégias metodológicas potencializadoras do processo de aprendizagem. Durante o desenvolvimento das atividades lúdicas com os estudantes do sexto ano do ensino fundamental da escola, notou-se uma maior familiarização com os conteúdos trabalhados, quando da utilização de imagens, desenhos, mapas, dentre outros. Por fim, concluímos que o uso das atividades lúdicas no ensino da geografia escolar se demostrou eficiente e muito significativo no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, pois essa estratégia metodológica aguçou maior interatividade e curiosidade em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.