As atividades lúdicas se constituem em ações de abordagens didático metodológicas como desenhar, jogar, pintar, representar, dentre outras. O presente artigo traz um curto relato de experiencias sobre o uso de metodologias ativas, com foco nas atividades lúdicas no ensino da geografia escolar, desenvolvidas com estudantes do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada em Rio Branco-AC, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, fez-se necessário realizar um levantamento do referencial teórico e conceitual da temática em estudo, além das observações e experiências vivenciadas durante as regências e oficinas pedagógicas na escola campo. Com base no experimentado, pudemos ressaltar a importância da utilização de metodologias ativas em sala de aula, neste caso o uso das atividades lúdicas no ensino de geografia como estratégias metodológicas potencializadoras do processo de aprendizagem. Durante o desenvolvimento das atividades lúdicas com os estudantes do sexto ano do ensino fundamental da escola, notou-se uma maior familiarização com os conteúdos trabalhados, quando da utilização de imagens, desenhos, mapas, dentre outros. Por fim, concluímos que o uso das atividades lúdicas no ensino da geografia escolar se demostrou eficiente e muito significativo no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, pois essa estratégia metodológica aguçou maior interatividade e curiosidade em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula.