O presente artigo aborda a educação crítico-reflexiva em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e as dificuldades educacionais vividas no contexto das escolas da rede municipal de Oeiras, Piauí. O objetivo deste estudo é colocar em pauta a importância das instituições educacionais prezam por uma educação que torne seus alunos críticos e seres humanos reflexivos, superando os desafios que podem surgir nesse processo. Para alcançar esse objetivo, as autoras realizaram uma pesquisa de caráter narrativo e qualitativo, com base principalmente nos relatos de experiências de Residentes do Curso de Pedagogia no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/Oeiras). Os resultados deste estudo revelaram a necessidade de melhoramento de alguns aspectos negativos detectados ao longo desta produção. Este artigo contribui principalmente para pesquisadores, profissionais e estudantes interessados no futuro da educação brasileira infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em suma, este artigo fornece uma visão abrangente sobre os desafios da educação como; dificuldades de trabalhar com o lúdico, superação do ensino tradicional e implementação de práticas críticas-reflexivas, sugerindo caminhos promissores para pesquisas futuras na área.