O presente artigo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia que teve como objetivo principal evidenciar as possibilidades de uso de um bosque urbano - Bosque Saturno, localizado no bairro Santo Inácio, na Cidade de Curitiba (PR) como um espaço de desenvolvimento de práticas educativas, a partir de uma abordagem geográfica, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir dos resultados dessa pesquisa pretende-se discorrer sobre as potencialidades curriculares de geografia nos anos iniciais de incorporar práticas educativas escolares em bosques urbanos visando aproximar crianças da natureza. Para tal, foram apresentadas bibliografias que tratam tanto dos benefícios da natureza para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes quanto dos perigos de sua falta, e outras que exploram o conceito de território educativo e discutem a geografia como forma de alfabetização nos anos iniciais. Em seguida, foi realizada uma análise das potencialidades dos currículos tanto nacional quanto municipal no que diz respeito ao uso educativo de bosques urbanos na cidade de Curitiba (PR). Finalmente, foram apresentadas algumas sugestões metodológicas para demonstrar a aplicabilidade prática do proposto. Constatou-se que apesar de ser possível explorar o potencial educador de bosques urbanos de maneira a incorporá-los aos conteúdos curriculares de geografia nos anos iniciais, é preciso um planejamento intersetorial realizado a partir de uma parceria entre a comunidade escolar e os gestores do município para garantir a efetividade e segurança do processo de aplicação de atividades escolares nesses espaços.