Tratamos das vivências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nas EEMTI Gov. César Cals de Oliveira Filho, Escola Profissional Maria Cavalcante Costa e Escola de Ensino Fundamental Manoel Martins de Almeida. Refletimos sobre experiências e ações desenvolvidas entre bolsistas, supervisoras e coordenador do núcleo de história da FECLESC. As metodologias foram participação dos bolsistas nas aulas de história e eletivas, textos acadêmicos, produção de materiais pedagógicos e pesquisas de campo. Tivemos maior inserção nas vivências escolares e construção ativa de estudos sobre ensino e aprendizagem. Também estamos concebendo projetos de História e Memória em cada escola numa discussão das relações com a cidade, reformas e concepções curriculares, culturas escolares e impactos na comunidade, trajetórias, além de envolver diferentes agentes na investigação e estruturação dessa memória que será apropriada pelas escolas e desenvolta/divulgada nos próximos anos para interessados em geral e, sobretudo, para os próximos sujeitos constituintes das escolas.