A articulação entre teoria e prática encontra um recurso oportuno nas oficinas pedagógicas, e aliadas às metodologias ativas tornam-se ainda mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem, de conteúdos da ciência geográfica. O relato traz as experiências resultantes da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área de Geografia, que teve como campo a Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada na capital acreana. Para tanto, como metodologia, utilizamos referenciais teóricos de pesquisadores do campo da Geografia e da Educação, para discorrermos acerca da organização e estruturação da oficina, e posteriormente tratarmos da concretização da atividade em si pelos estudantes. Através das oficinas pedagógicas os estudantes apontaram excelente desempenho no processo de aprendizagem. Na oficina intitulada “Geo-RA” foi utilizado o aplicativo LandscapAR, para trabalhar conteúdo da geografia física, neste caso as formas de relevo do estado do Acre. Foi possível concluir que as oficinas didáticas como estratégia de ensino, permitiram um melhor aprendizado dos estudantes sobre conteúdos específicos da geografia física, de forma bem mais prática e dinâmica, aos utilizamos os aplicativos “Geografia RA” “LandscapAR”. Este cenário demonstrou a importância das metodologias ativas e do uso de ferramentas digitais quando observamos a inserção eficaz dos estudantes na produção de conhecimentos, sendo eles protagonistas desse processo.