O trabalho exposto busca apresentar experiências vividas na sala do 1° ano do Ensino Fundamental, por meio do projeto “Nunca mais um Brasil sem nós: pela honra e valorização dos povos indígenas”; na Escola Municipal Caio Passos, Parnaíba-PI. Abordando as práticas desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado, alinhada ao programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com foco no processo de ensino aprendizagem por uma perspectiva do papel do professor, como mediador e facilitador, tendo em vista suas práticas metodológicas e conteúdos apresentados em sala de aula, corroborando para entendermos de que maneira as práticas desenvolvidas no âmbito educacional contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social; participativo e autônomo dos alunos, fazendo-os perceberem seus papeis de agentes transformadores, tendo como consciência a função ativa durante as atividades desenvolvidas na escola, entendendo também como o projeto foi desenvolvido e acolhido na instituição de ensino; partindo da nossa percepção. A visão dos autores como Libâneo (1994), Freire (1996); Pimenta (1999), Hernandez e Ventura (1998) contribuem ao longo do trabalho, para maior entendimento acerca do assunto.