Este resumo expandido tem como foco a descrição da produção, do desenvolvimento e do resultado da aplicação de uma sequência de aulas de Língua Portuguesa ministrada por mim aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, com a seguinte temática: “Competência 2 da Redação do Enem: Repertório sociocultural com base em conteúdos midiáticos: Um exemplo da utilização da música AmaRelo (Emicida) como possibilidade de repertório legitimado para a redação do ENEM” , dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, a produção da sequência didática objetivou: a) apresentar aos alunos o esquema da redação do ENEM; b) explorar diversas possibilidades de ampliação de repertório sociocultural por meio de conteúdos audiovisuais; c) apresentar o rapper Emicida, bem como sua produção artística, como articulador de ideias relacionadas à raça e classe e, nesse sentido, como como possibilidade de uso na redação do ENEM; d) instigar a compreensão dos conteúdos relevantes apresentados pelo cantor, por meio da música e de seus demais trabalhos, além de propiciar experiências subjetivas por parte dos alunos em relação ao conteúdo apresentado, levando em consideração o conhecimento prévio de cada um, a análise da música, bem como a intertextualidade apresentada e os termos presentes que são advindos de outras culturas, discussão sobre as diferentes possibilidades de diálogo da música com diferentes temas de redação.