Este artigo aborda a relevância das práticas experimentais no ensino de Ciências da Natureza e Tecnologias, especialmente em contextos sociais vulneráveis. A complexidade dos conteúdos abordados durante as aulas nesses campos pode distanciar os estudantes do cotidiano, dificultando a compreensão. A ausência de infraestrutura adequada nas escolas muitas vezes limita a realização de experimentos práticos. O uso de práticas de baixo custo é explorado como uma alternativa para superar essa barreira. O estudo foca no desenvolvimento do conhecimento dos alunos sobre os nucleotídeos do DNA e RNA. O objetivo é analisar a eficácia do ensino através de aulas teóricas associadas a atividades práticas, como a construção de modelos moleculares. Para o estudo foi escolhida a metodologia quantitativa de análise de dados, onde três grupos de alunos são testados: um grupo com aulas apenas teóricas, outro com práticas experimentais e um terceiro com ambas as abordagens combinadas. Resultados preliminares indicam que a combinação de aulas teóricas e práticas pode ser eficaz no aprimoramento do ensino de Ciências da Natureza. A metodologia quantitativa foi adotada para coleta e análise de dados, proporcionando uma base sólida para avaliar o impacto das intervenções educacionais propostas. Essa abordagem integrada visa facilitar a compreensão dos alunos sobre a estrutura dos nucleotídeos do DNA e RNA, contribuindo para um ensino mais eficaz nas Ciências da Natureza.