O trabalho aborda a importância da formação de professores no contexto das transformações educacionais, discutindo os desafios da conciliação entre teoria e prática na formação docente, enfatizando a relevância do Estágio Supervisionado como ponte entre a universidade e a escola. O relato de experiência traz um foco para a implantação do Programa Residência Pedagógica pela CAPES como uma oportunidade na formação de professores, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa foi desenvolvido no Colégio Getúlio Vargas em Volta Redonda – RJ, a metodologia combina observação, reflexão, referências teóricas e o uso de plataformas digitais para o desenvolvimento das atividades. O mesmo destaca a experiência na escola, desde a observação de aulas até a condução de atividades, planejamento e execução de aulas adaptadas para a EJA. O programa demonstra ser um espaço para a construção de uma formação docente sólida e contextualizada, especialmente relevante para a EJA devido à necessidade de abordagens sensíveis e inclusivas. A conclusão ressalta a importância do programa para a formação de educadores comprometidos e versáteis, capazes de enfrentar os desafios da diversidade educacional, promovendo a união entre teoria e prática na aprendizagem e construção do conhecimento.