A presente pesquisa trata como temática principal a relação da gestão escolar com o trabalho dos professores, considerando a relevância desta parceria para os processos de ensino e aprendizagem nas escolas de Educação Básica. Esse artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou como técnica de produção de dados um questionário realizado com professoras da rede municipal do Rio Grande/RS. A referida investigação teve como objetivos identificar de quais formas a gestão escolar é capaz de contribuir com o trabalho das professoras em sala de aula. Tratou de discutir a importância dessa gestão participativa dentro dos espaços educativos, e de analisar e comparar a percepção dos docentes a respeito do apoio recebido pela gestão escolar. Notou-se na análise dos dados que, as professoras que não recebem apoio da gestão escolar, sentem-se solitárias para lidar com as questões pedagógicas e não se enxergam como pertencentes daquele espaço. Enquanto as professoras que contam com o apoio da gestão de suas escolas, se veem em um espaço democrático e participativo, sentindo-se amparadas em seu fazer docente. Por fim, constatou-se que o apoio da gestão para o trabalho docente é fundamental, visto que, uma gestão aberta e participativa pode contribuir significativamente para a compreensão da democracia no espaço escolar e para os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.