Os jogos didáticos são um recurso muito utilizado no ensino de química, pois alguns são considerados como ferramentas para que os conteúdos não sejam trabalhados de forma mecânica e descontextualizada evitando a memorização simples e um aprendizado mecanizado pois a aproximação do conteúdo torna o ensino mais intuitivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre o uso de jogos como suporte para o ensino de química. A proposta do trabalho foi a elaboração e confecção de um jogo de tabuleiro com fácil execução e que facilitasse a assimilação dos conceitos de tabela periódica e distribuição eletrônica. A ideia central é que seja um jogo divertido, propiciando uma disputa saudável entre os jogadores e, ao mesmo tempo, que estimule a compreensão dos conteúdos. O referencial teórico utilizado foram os que priorizam os métodos de ensino alternativos aos tradicionais. A metodologia para realização do trabalho e do jogo se baseia numa abordagem qualitativa, com a utilização da técnica de grupo focal. A dinâmica do jogo foi apresentada e desenvolvida. Ao final da disputa, os estudantes se reuniram para apresentar suas percepções e sugestões de como aprimorar o jogo, bem como, avaliar se acreditam que ele contribui com a aprendizagem. Considerando o envolvimento e os comentários positivos dos participantes sobre o jogo, pode-se afirmar que essa dinâmica possibilitou concluir que a prática foi eficaz e pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de distribuição eletrônica e tabela periódica.