Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENCRUZILHADAS DA DOCÊNCIA: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103237
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 655
    "inscrito_id" => 216
    "titulo" => "ENCRUZILHADAS DA DOCÊNCIA: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O relato de experiências aqui proposto tem como objetivo apresentar o projeto desenvolvido no núcleo Ensino de História e Diversidades, vinculado ao Colegiado de História do Departamento de Ciências Humanas – Campus I da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se do trabalho desenvolvido no núcleo, através do Programa Residência Pedagógica da Capes, cujo objetivo principal foi possibilitar aos residentes/estudantes da graduação em História, maior integração e vivência no espaço escolar - local de sua atuação profissional -, a partir da participação destes no cotidiano da educação básica, sobretudo no processo de desenvolvimento de atividades que envolveram planejamento e execução de projetos de ensino de história em duas escolas públicas de Salvador. Ao final do projeto posto em prática na segunda edição do Programa Residência Pedagógica da Capes (novembro de 2020 a abril de 2022), foi realizada a publicação de uma coletânea que traz os relatos de vivências e experiências de 18 residentes do núcleo. Organizado por mim – Edinelia Souza, juntamente com minha parceira Virgínia Barreto e contando com projeto editorial de Ary Pimentel (professor que ministrou as oficinas preparatórias), a coletânea foi publicada pela Desalinho/Ganesha Cartonera com o título ENCRUZILHADAS DA DOCÊNCIA: residência pedagógica e ensino de História."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID216_TB655_30082023225345.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINELIA MARIA OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDINELIA"
    "autor_email" => "edisouza7@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103237
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 655
    "inscrito_id" => 216
    "titulo" => "ENCRUZILHADAS DA DOCÊNCIA: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O relato de experiências aqui proposto tem como objetivo apresentar o projeto desenvolvido no núcleo Ensino de História e Diversidades, vinculado ao Colegiado de História do Departamento de Ciências Humanas – Campus I da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se do trabalho desenvolvido no núcleo, através do Programa Residência Pedagógica da Capes, cujo objetivo principal foi possibilitar aos residentes/estudantes da graduação em História, maior integração e vivência no espaço escolar - local de sua atuação profissional -, a partir da participação destes no cotidiano da educação básica, sobretudo no processo de desenvolvimento de atividades que envolveram planejamento e execução de projetos de ensino de história em duas escolas públicas de Salvador. Ao final do projeto posto em prática na segunda edição do Programa Residência Pedagógica da Capes (novembro de 2020 a abril de 2022), foi realizada a publicação de uma coletânea que traz os relatos de vivências e experiências de 18 residentes do núcleo. Organizado por mim – Edinelia Souza, juntamente com minha parceira Virgínia Barreto e contando com projeto editorial de Ary Pimentel (professor que ministrou as oficinas preparatórias), a coletânea foi publicada pela Desalinho/Ganesha Cartonera com o título ENCRUZILHADAS DA DOCÊNCIA: residência pedagógica e ensino de História."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID216_TB655_30082023225345.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINELIA MARIA OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDINELIA"
    "autor_email" => "edisouza7@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O relato de experiências aqui proposto tem como objetivo apresentar o projeto desenvolvido no núcleo Ensino de História e Diversidades, vinculado ao Colegiado de História do Departamento de Ciências Humanas – Campus I da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se do trabalho desenvolvido no núcleo, através do Programa Residência Pedagógica da Capes, cujo objetivo principal foi possibilitar aos residentes/estudantes da graduação em História, maior integração e vivência no espaço escolar - local de sua atuação profissional -, a partir da participação destes no cotidiano da educação básica, sobretudo no processo de desenvolvimento de atividades que envolveram planejamento e execução de projetos de ensino de história em duas escolas públicas de Salvador. Ao final do projeto posto em prática na segunda edição do Programa Residência Pedagógica da Capes (novembro de 2020 a abril de 2022), foi realizada a publicação de uma coletânea que traz os relatos de vivências e experiências de 18 residentes do núcleo. Organizado por mim – Edinelia Souza, juntamente com minha parceira Virgínia Barreto e contando com projeto editorial de Ary Pimentel (professor que ministrou as oficinas preparatórias), a coletânea foi publicada pela Desalinho/Ganesha Cartonera com o título ENCRUZILHADAS DA DOCÊNCIA: residência pedagógica e ensino de História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.