Atualmente é comum nos depararmos nas salas de aula da Educação Básica com estudantes dispersos, sem motivação e que demonstram pouco interesse pelos conhecimentos propostos pelos professores. Nesse cenário, a prática docente é desafiada a buscar recursos didáticos que contribuam para melhoria do ensino e aprendizagem, no qual destacamos o uso dos jogos. Em Ciências da Natureza o tema da água é amplamente usado na contextualização de diversos conceitos, como por exemplo os processos de separação que mobilizam conhecimentos de Química. Diante disso, considerando os processos, conceitos e conhecimentos envolvidos no tratamento da água e o fato de que nas escolas são comumente abordados de modo tradicional, trazemos como proposta um jogo no estilo roleta com perguntas e respostas como forma de desafiar e promover situações que exijam a aplicação prática dos conceitos químicos, físicos e biológicos em Ciências da Natureza. Com isso, esperamos que os alunos possam explorar os conhecimentos livremente, além de aprender com seus próprios erros e acertos e desenvolver habilidades de análise, gestão e resolução de problemas.