RESUMO - A avaliação qualitativa é uma forma que busca compreender as relações das atividades práticas com atividades didáticas na escola pública além de uma possível reflexão sobre a importância dessas relações no contexto do processo ensino-aprendizagem. Ao avaliar a vivência dos estudantes nos espaços das áreas de horta escolar onde foi possível realiza o cultivo experimental e desenvolver experiências práticas com a produção de vegetais e hortaliça. Através dos professores de Educação Física, Eletiva de Educação Física, Ciências, Eletiva de Ciências, Docentes Orientadores (DOT) e residentes de Biologia do Programa de Residências Pedagógica Instituto Federal de Alagoas (PRP-IFAL) foram iniciada as atividades na área da horta com preparação do solo e plantio de sementes nos meses de julho a agosto de 2023 visando a obtenção de uma área experimental. Os resultados foram avaliados em 15, 20 e 30 dias após o plantio com atividades direcionadas a contagem dos tipos de plantas cultivadas, a participação dos estudantes nas etapas de desenvolvimento do projeto e no modo como foi plantado. Desenvolver estratégias e habilidades para que os estudantes realizem previsões qualitativas e quantitativas através da vivência dos fatos do dia a dia pode ser um modo de organizar o conhecimento, e incentivar práticas experimentais para o ensino fundamental II. Além de buscar atividades que possam ser integradas com interdisciplinar e assim os estudantes podem compreender como a vivência pode manter no ambiente escolar a visão do aluno participativo e que possivelmente pode levar a novas teorias e conceitos sobre modelos de ensino aprendizagem.