Este trabalho é fruto de uma experiência proporcionada pelo componente curricular Pesquisa e Estágio II: Educação Infantil, do 6° semestre do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, CAMPUS XII. O estágio ocorreu em uma Escola de Educação Infantil do Município de Guanambi, Bahia. Nosso objetivo é refletir sobre a importância do brincar heurístico para os bebês, a partir da experiência do estágio como pesquisa.. Este artigo se propõe a responder a seguinte questão norteadora: Qual a importância do brincar heurístico e das diferentes materialidades para os bebês? Como instrumento de produção de dados, utilizou-se da observação participante e os registros no diário de bordo, em uma turma de bebês, por meio da qual foi possível conhecer as ações pedagógicas desenvolvidas com bebês, a rotina e os interesses demonstrados por essas. A partir dos dados obtidos no período de observação, elaborou-se e desenvolveu-se um plano de ação tendo em sua centralidade o brincar heurístico. As análises apontam a compreensão dos bebês como sujeitos potentes e a necessidade de mais contextos investigativos com o brincar heurístico presentes nesses ambientes educativos, onde os bebês desenvolvam sua autonomia e as diferentes linguagens, através das interações com o meio, com as diferentes materialidades, com os adultos, e principalmente, com as outras crianças.