Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE EM ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103285
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 3733
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE EM ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Neste relato serão apresentadas vivências no Subprojeto Pedagogia do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido na Universidade Federal de Roraima (UFRR), com destaque em atividades de alfabetização e letramento em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante o período de maio a agosto de 2023. Com o trabalho desenvolvido, foi vivível as mudanças em cada um dos alunos da turma em que realizo minhas atividades de regência, pois passaram a se interessar mais pelas atividades, ficaram mais dispostos a aprender. Ficou evidente o desenvolvimento de algumas habilidades quando usamos de recursos diferenciados para ensinar e trazer a atenção para a alfabetização e o letramento. Com isso, foi possível perceber tanto a aprendizagem de sílabas novas, o desenvolvimento da consciência fonêmica e a melhora na leitura, também foi notório a segurança como estão expressando ao falar, sem medo ou vergonha de errar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3733_TB714_31082023003049.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maressa"
    "autor_email" => "maressa.sill@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103285
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 3733
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE EM ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Neste relato serão apresentadas vivências no Subprojeto Pedagogia do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido na Universidade Federal de Roraima (UFRR), com destaque em atividades de alfabetização e letramento em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante o período de maio a agosto de 2023. Com o trabalho desenvolvido, foi vivível as mudanças em cada um dos alunos da turma em que realizo minhas atividades de regência, pois passaram a se interessar mais pelas atividades, ficaram mais dispostos a aprender. Ficou evidente o desenvolvimento de algumas habilidades quando usamos de recursos diferenciados para ensinar e trazer a atenção para a alfabetização e o letramento. Com isso, foi possível perceber tanto a aprendizagem de sílabas novas, o desenvolvimento da consciência fonêmica e a melhora na leitura, também foi notório a segurança como estão expressando ao falar, sem medo ou vergonha de errar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3733_TB714_31082023003049.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maressa"
    "autor_email" => "maressa.sill@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste relato serão apresentadas vivências no Subprojeto Pedagogia do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido na Universidade Federal de Roraima (UFRR), com destaque em atividades de alfabetização e letramento em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante o período de maio a agosto de 2023. Com o trabalho desenvolvido, foi vivível as mudanças em cada um dos alunos da turma em que realizo minhas atividades de regência, pois passaram a se interessar mais pelas atividades, ficaram mais dispostos a aprender. Ficou evidente o desenvolvimento de algumas habilidades quando usamos de recursos diferenciados para ensinar e trazer a atenção para a alfabetização e o letramento. Com isso, foi possível perceber tanto a aprendizagem de sílabas novas, o desenvolvimento da consciência fonêmica e a melhora na leitura, também foi notório a segurança como estão expressando ao falar, sem medo ou vergonha de errar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.