Este estudo concentra-se na jornada de graduandos que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do subprojeto do curso de Licenciatura Letras Inglês e Espanhol, abrangendo desde o planejamento até a execução do "I Concurso Artístico-Literário aRLINDÃO". Ao entrelaçar teoria com aplicação, os integrantes do PIBID deste projeto buscaram criar um ambiente que valorizasse a individualidade dos estudantes e encorajasse sua participação ativa, para que eles compartilhassem suas vozes e experiências com todo o corpo que compõem a Escola Estadual Professor Arlindo Bittencourt. Em síntese, o trabalho evidencia como o PIBID fomenta um ambiente educacional enriquecido pela transdisciplinaridade, participação estudantil e pertencimento, alinhado a uma visão de educação que abre caminho para a transformação pedagógica e para o engajamento de estudantes como coautores de suas jornadas educativas. Além disso, também estabelece que é possível, ao ultrapassar as salas de aula, gerar impactos positivos na relação entre estudantes e professores e potencializar as identidades discente e docente.