O presente artigo dedica-se em um primeiro momento à um estudo bibliográfico, buscando verificar abordagens da cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física. A escola por ser um meio de transformação da sociedade estabelece uma ponte entre as culturas através da interculturalidade, sendo esta, uma forma de apresentá-las em conflito e em diálogo. Para isto, é vista a relevância de analisar a cultura afro-brasileira, em especial, nas aulas de Educação Física, que abordam diferenças não só corporais, como sociais e culturais. Com a hipótese: É possível dizer que a cultura afro-brasileira está presente nas aulas de Educação Física? O trabalho tem como objetivo analisar a cultura afro-brasileira, descrevendo meios de abordá-la nas aulas de Educação Física, relatando sua importância a partir da visão dos Professores Supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, onde foram realizadas entrevistas, através de pesquisa de campo. Uma forma de introdução da cultura afro-brasileira são as escolas, que por oferecerem um contato regular com pessoas em desenvolvimento, é bem pertinente nesta discussão. Como resultado, foi possível observar a necessidade de apresentar a cultura afro-brasileira em momentos práticos, como também sua historicidade, levando os estudantes a refletirem sobre sua ancestralidade, símbolo de resistência.