O propósito deste estudo é refletir sobre a educação especial e seus impactos no ensino profissional, relatando os desafios, expectativas e experiências vivenciadas por profissionais da área atuantes do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres da rede Estadual, na cidade de Cruz das Almas, Bahia, com o objetivo de relatar como essas profissionais atuam a fim de promover permanência qualificada no processo de aprendizagem no AEE, bem como as dificuldades encontradas no processo de formação desses alunos, por se tratar de um centro de educação profissional diferente do ensino regular, onde a maior dificuldade é formá-los para o mercado de trabalho. Neste trabalho adotou-se a abordagem qualitativa, priorizando a interpretação, a subjetividade, flexibilidade, o interesse no processo, o contexto e a interação entre pesquisador e objeto de pesquisa (Moreira, 2002). A metodologia escolhida foi a de pesquisa de opinião, que visa descobrir as atitudes, pontos de vista e preferências das pessoas, a respeito de algum tema. A partir dos dados coletados, nota-se que, para que o trabalho seja realizado através dessas profissionais, é necessário que os professores da área repassem as atividades propostas em sala de aula para elas desenvolverem com os alunos especiais, essa técnica depende também do grau da deficiência do aluno para saber o que irá funcionar, visto que cada aluno tem sua especificidade, o desafio se faz maior ainda no contexto da educação profissional, sendo refletido no próprio mercado de trabalho que ainda apresenta muita dificuldade em absorver esses trabalhadores e trabalhadoras especiais.