O presente relato descreve as experiências ocorridas durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio da inserção em uma escola estadual do estado de São Paulo. Utilizando a abordagem de estudo de caso, o relato ilustra a situação em que acompanhei uma aluna do sexto ano com significativas dificuldades de aprendizagem, sem um diagnóstico formal. Meu papel consistiu em estar presente em momentos específicos de sua rotina escolar, adotando o papel de observadora participante. Com o propósito de favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos para essa aluna com necessidades educacionais especiais (NEE), empreguei materiais e métodos adaptados, desempenhando o papel de mediadora e observadora participante. Embora o projeto ainda não tenha sido concluído, já foi possível notar avanços nas habilidades matemáticas da aluna. É esperado que esse progresso continue até o término do programa, previsto para março de 2024. Em suma, o PIBID atingiu seu objetivo de me aproximar, como estudante de graduação e futura professora, da realidade das escolas públicas brasileiras e, as experiências vivenciadas certamente serão valiosas para minha futura carreira como docente.