Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO ÂMBITO DA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE RECÉM-INAUGURADA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103111
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 513
    "inscrito_id" => 2047
    "titulo" => "DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO ÂMBITO DA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE RECÉM-INAUGURADA"
    "resumo" => "No período 2022 – 2024, a estreia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), vem marcando uma fase de colaboração entre academia universitária e educação profissionalizante na educação básica. Implementado com ênfase na Escola de Educação Profissional Lúcia Baltazar Costa (Limoeiro do Norte-CE), o Programa revigora o compromisso com a excelência educacional e a integração entre teoria e prática. A inovação do PRP não apenas enriquece a formação de futuros professores de Química, mas também beneficia os alunos da escola ao proporcionar uma perspectiva nova em aprendizados docente e discente. A residência não apenas consolida a universidade e a escola em tela como defensoras da educação de qualidade, mas também sinaliza um novo capítulo promissor no desenvolvimento de metodologias pedagógicas inovadoras no ensino de Química. Nesse contexto, este relato de experiência objetiva evidenciar a evolução do exercício docente por parte dos residentes, delineando algumas das experiências imersas por eles no contexto de uma instituição de ensino de cunho profissionalizante. O texto evidencia a evolução do exercício docente de residentes de Química do referido curso, proporcionando uma visão de sua prática em um ambiente profissional. Conclui-se que a residência pedagógica não somente molda práticas docentes, mas também cria um ciclo virtuoso, onde o início do desenvolvimento docente dos professores em formação se traduz diretamente na evolução estudantil do aluna do da educação básica, consolidando assim o poder transformador da educação na sociedade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2047_TB513_19112023153655.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA STEFANI FERREIRA MENESES"
    "autor_nome_curto" => "Amanda Stefani"
    "autor_email" => "jampastefani06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103111
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 513
    "inscrito_id" => 2047
    "titulo" => "DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO ÂMBITO DA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE RECÉM-INAUGURADA"
    "resumo" => "No período 2022 – 2024, a estreia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), vem marcando uma fase de colaboração entre academia universitária e educação profissionalizante na educação básica. Implementado com ênfase na Escola de Educação Profissional Lúcia Baltazar Costa (Limoeiro do Norte-CE), o Programa revigora o compromisso com a excelência educacional e a integração entre teoria e prática. A inovação do PRP não apenas enriquece a formação de futuros professores de Química, mas também beneficia os alunos da escola ao proporcionar uma perspectiva nova em aprendizados docente e discente. A residência não apenas consolida a universidade e a escola em tela como defensoras da educação de qualidade, mas também sinaliza um novo capítulo promissor no desenvolvimento de metodologias pedagógicas inovadoras no ensino de Química. Nesse contexto, este relato de experiência objetiva evidenciar a evolução do exercício docente por parte dos residentes, delineando algumas das experiências imersas por eles no contexto de uma instituição de ensino de cunho profissionalizante. O texto evidencia a evolução do exercício docente de residentes de Química do referido curso, proporcionando uma visão de sua prática em um ambiente profissional. Conclui-se que a residência pedagógica não somente molda práticas docentes, mas também cria um ciclo virtuoso, onde o início do desenvolvimento docente dos professores em formação se traduz diretamente na evolução estudantil do aluna do da educação básica, consolidando assim o poder transformador da educação na sociedade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2047_TB513_19112023153655.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA STEFANI FERREIRA MENESES"
    "autor_nome_curto" => "Amanda Stefani"
    "autor_email" => "jampastefani06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

No período 2022 – 2024, a estreia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), vem marcando uma fase de colaboração entre academia universitária e educação profissionalizante na educação básica. Implementado com ênfase na Escola de Educação Profissional Lúcia Baltazar Costa (Limoeiro do Norte-CE), o Programa revigora o compromisso com a excelência educacional e a integração entre teoria e prática. A inovação do PRP não apenas enriquece a formação de futuros professores de Química, mas também beneficia os alunos da escola ao proporcionar uma perspectiva nova em aprendizados docente e discente. A residência não apenas consolida a universidade e a escola em tela como defensoras da educação de qualidade, mas também sinaliza um novo capítulo promissor no desenvolvimento de metodologias pedagógicas inovadoras no ensino de Química. Nesse contexto, este relato de experiência objetiva evidenciar a evolução do exercício docente por parte dos residentes, delineando algumas das experiências imersas por eles no contexto de uma instituição de ensino de cunho profissionalizante. O texto evidencia a evolução do exercício docente de residentes de Química do referido curso, proporcionando uma visão de sua prática em um ambiente profissional. Conclui-se que a residência pedagógica não somente molda práticas docentes, mas também cria um ciclo virtuoso, onde o início do desenvolvimento docente dos professores em formação se traduz diretamente na evolução estudantil do aluna do da educação básica, consolidando assim o poder transformador da educação na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.