As ações de saúde, implementadas nos espaços escolares, tem relevância social e educacional para o cuidado da saúde do estudante, principalmente no que tange à prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis na adolescência. As práticas educativas em saúde em um processo contínuo podem desenvolver conhecimentos, para o autocuidado da saúde e para a prevenção das condutas de risco à saúde dos adolescentes escolares. Assim, torna-se inegável o papel da instituição de ensino lócus desta pesquisa tratar de temas ligados à saúde. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar, no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, ações que contribuam para prevenção de sobrepeso e obesidade de adolescentes quilombolas em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Escolar Quilombola. Trata- se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cuja a estratégia metodológica é a pesquisa ação, realizada em uma escola pública. Foi ut, ilizada a técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin para categorização dos dados coletados, que foi dividida em duas fases: descritiva exploratória, através de análise documental de curriculares, e fase de ação, através da implementação de ações concretas pedagógicas como alternativas para auxiliar a resolução das situações-problemas mapeadas pela pesquisa. A produção de dados se deu por meio análise documental e de entrevistas semiestruturadas com a equipe escolar (gestores, docentes, coordenação pedagógica, merendeiras) e líderes comunitáriosO lócus do estudo foi uma instituição pública do estado da Bahia, localizada no subúrbio de Salvador que atende estudantes quilombolas, onde foi identificado estudantes com sobrepeso .