SILVA, Maria Helena Monteiro Da et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104897>. Acesso em: 21/11/2024 14:12
O trabalho que se segue apresenta reflexões acerca das aprendizagens e desafios construídos no contexto do Programa Residência Pedagógica - PRP, no município de Oeiras/PI. Nessa perspectiva, os diálogos construídos realçam o contexto da formação de professores no seio do PRP. Dessa maneira, o estudo apresenta como objetivo geral refletir acerca das dores e delícias da prática pedagógica no contexto do Programa Residência Pedagógica no contexto oeirense. Nesse sentido, trazemos também os objetivos específicos: descrever as experiências compartilhadas com os pares no desenvolvimento do PRP em Oeiras/PI; caracterizar as dificuldades encontradas no contexto da regência do Programa Residência Pedagógica. Dessa maneira, nas perspectivas em foco, utilizamos como embasamento teóricos como Pimenta e Lima (2012), Freire (1996), entre outros. Nesse contexto, utilizamos como encaminhamento metodológico os enfoques da pesquisa qualitativa, bem como considerações acerca das narrativas autobiográficas, segundo Souza (2014). Assim, considerando os resultados do estudo, podemos referendar que o processo de desenvolvimento do PRP em Oeiras/PI possibilita aprendizagens significativas no contexto formativo das residentes, bem como desafios na perspectiva das práticas sociais, considerando a multiplicidade da docência.