O relato de experiência pretende refletir sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Manuel de Abreu (Niterói, RJ). Esta produção se insere no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, via parceria CAPES/UFF, em que atuamos sob um viés de trans/formação (ANDRADE, 2016), na perspectiva de um protagonismo compartilhado de formação em que licenciandos, professor da escola pública e professor da universidade se formam mutuamente. Esta construção situa-se na tentativa de empregar uma perspectiva participativa e horizontal no cotidiano das aulas de História. A estratégia pedagógica de organização de assembleias por turma a cada bimestre visa a criação de uma comunidade de aprendizagem (HOOKS, 2020) em um espaço de educação escolar originalmente tradicional, com centralidade na figura do professor para transmitir os conhecimentos (PROTETTI, 2010). Desta forma, busca-se configurar uma subcultura de resistência (HOOKS, 2021) onde o lugar da sala de aula segue uma lógica de corresponsabilização (PACHECO, 2019) entre alunos, residentes e professor. Dessa forma, buscamos trazer uma inovação pedagógica, nos moldes defendidos por Helena Singer (2018), em que desafios são superados de forma coletiva, sendo a quebra da hierarquia em sala de aula o nosso principal objetivo, considerando nesse caso, a distinção freireana entre autoridade docente e autoritarismo (FREIRE, 1996). Através desta metodologia temos como resultado um contínuo amadurecimento dos discentes na compreensão de que a construção do conhecimento pode se dar coletivamente, em um ambiente democrático, em que se promova a autonomia e a liberdade.