Este relato de experiência foi feito no período de observação de aulas durante a Residência Pedagógica com alunos do 1º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, na disciplina de Biologia do IF Goiano – Campus Ceres. Objetivou-se realizar reflexões sobre o comportamento dos estudantes quando se envolvem em atividades extraclasse. Com a mudança do ambiente de aprendizagem, saindo de dentro de uma sala de aula, espaço fechado, e indo para uma aprendizagem ao ar livre, eles se sentem estimulados e provocados a realizarem tarefas e terem iniciativas que colaboram para a construção ativa do conhecimento. A maioria desses alunos está em uma faixa etária entre 15 e 16 anos de idade, vivendo mais conectados às redes sociais. Com a proposta de construção de modelos de células animais e vegetais, o alunado pôde usar da imaginação para criação dos modelos, e como forma de apresentação, fora utilizado um espaço aberto da instituição, possibilitando maior empenho para com a atividade. Mostra-se dessa forma que a proposta de atividades em ambiente externo atua como forte instrumento de ensino e aprendizagem fazendo com que os conteúdos de biologia sejam mais bem assimilados por meio de metodologia ativa.