Na formação profissional, o estágio é uma etapa fundamental, pois permite ao aluno aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e se familiarizar com a carreira escolhida. Nesse sentido, o PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), em parceria com a Universidade de Franca, desempenha um papel expressivo na formação de docentes de Letras e Pedagogia, pois possibilita aos bolsistas vivenciarem o cotidiano escolar e interagirem com os profissionais da educação. Este relato de experiência reflete sobre a vivência de um grupo de pibidianos que atua em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, destacando os desafios, aprendizados e contribuições do estágio para a sua formação inicial, bem como a influência desses estudantes no avanço da aprendizagem dos alunos. O texto também discute as formas de articulação entre a teoria e a prática na preparação dos futuros professores. Com o tema de estudo "A prática do letrar em letramentos e multiletramentos", espera-se que o conteúdo estudado tenha contribuído para aprofundar o conhecimento teórico dos pibidianos e dos docentes em atuação nas escolas-campo acerca dos multi e novos letramentos, além de aprimorar a prática de ensino desses profissionais, contribuindo para que as crianças se apropriem do sistema de escrita, com a premissa de que a escola é uma instituição cujo principal compromisso está na formação de sujeitos protagonistas capazes de dialogar e assumir posicionamentos críticos ao interagir com o meio em que estão inseridos.