Este resumo aborda as experiências de duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Biologia, vinculado à UFBA, enquanto atuavam no Colégio Estadual Luiz Viana, em Salvador, Bahia. Durante 10 meses, as bolsistas observaram e interagiram com a dinâmica escolar, buscando integrar a teoria com a prática docente. O relato destaca como o programa contribuiu para o desenvolvimento das bolsistas, incluindo aprendizagem colaborativa, desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas, e a importância de adaptar o ensino à realidade dos alunos. Durante o período, aprendemos a adaptar as nossas abordagens de ensino, deixando os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem, levando em consideração a importância da diversidade em sala de aula e como isso influencia no processo de formação docente, incentivando a inovação e a abordagem humanizada na educação. O PIBID para nós, enquanto bolsistas, é uma oportunidade de enriquecer o processo de formação de professores na área da biologia e contribuir para a melhoria na educação básica.