O presente relato visa descrever uma experiência de ensino ligada ao Componente Curricular Ensino Religioso em uma escola da rede municipal de ensino de Criciúma que oferta à comunidade o Ensino Infantil e Fundamental, atendendo de forma integrada estudantes com deficiência auditiva, sendo uma escola polo de surdos. O presente relato apresenta uma prática pedagógica do componente curricular mencionado, com base nas Diretrizes Curriculares de Criciúma, em que contempla a adaptação curricular para estudantes com deficiência auditiva. A princípio, a adaptação curricular pareceu aos pibidianos uma tarefa desafiadora, no entanto, após estudos e a prática em sala de aula, foi possível observar que mudanças na escolha dos recursos didáticos, podem fazer diferença na prática pedagógica, permitindo a integração de diferentes estudantes e suas especificidades, em numa prática comum, no que favorece, conforme Almeida (2017) a prática educativa seja integrativa, participativa e colaborativa, para um fazer pedagógico que leve em conta as potencialidades de todos os estudantes, integrando-os e evitando praticas exclusivistas e que possam gerar segregação. De forma que, se percebeu que Educação Inclusiva passa pela valorização e o respeito às diferenças, funcionando como um catalizador para a construção de uma escola mais democrática e mais humana.