Na perspectiva atual do ensino de ciências e de biologia, os alunos de tais disciplinas enfrentam uma miríade de problemas no processo de aprendizagem. Para mitigar esses obstáculos, uma solução é integrar ao ensino o uso de jogos didáticos, a fim de engajar os estudantes no processo de aprendizagem e promover no professor maior diversificação de estratégias de ensino. No entanto, essa iniciativa pode ser problemática pelo histórico de formatação da educação no Brasil, em muito se aproximando da educação bancária, especialmente no ensino de biologia, dado a preferência pelas aulas expositivas. O presente relato, em forma de resumo expandido, busca, assim, mostrar a eficácia de jogos educativos utilizados em uma eletiva de jogos de biologia para as turmas do 1º ano na Escola Estadual de Ensino Médio Hermínio Barroso, no município de Paracuru, Ceará, dentro do Programa Residência Pedagógica. Para os fins dessas aulas, foram utilizados tanto jogos dinâmicos (microbiologia e biologia geral) como jogos virtuais (ecologia). A partir dos resultados obtidos, foi possível afirmar que a utilização de jogos em sala de aula pode ser muito produtiva e que deve ser estimulada, mas com preparo metodológico e participação ativa por parte do professor.