O projeto intitulado “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico” tem como objetivo estimular, em estudantes da Educação Básica, o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade, essenciais no processo de resolução de problemas de qualquer área, despertando o gosto pelo conhecimento científico. Assim, neste relato de experiência, tem-se como objetivo socializar as diferentes ações realizadas com este projeto. As ações desenvolvidas são: oficinas de raciocínio lógico, desafios interativos online nas redes sociais e a realização do evento da OMU (Olimpíada de Matemática da Univates). As oficinas de raciocínio lógico ocorrem tanto na forma presencial quanto virtual, destinadas aos estudantes da Educação Básica, nas quais são resolvidos desafios matemáticos. Os desafios interativos online são disponibilizados para professores, estudantes e o público em geral, utilizando recursos tecnológicos como Geogebra, Kahoot e Google Forms, com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e o gosto por desafios. A terceira ação é o evento da Olimpíada de Matemática da Univates. Este evento é destinado aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, os quais resolvem uma prova de dez questões, em duplas e com o uso da calculadora. Infere-se que, a participação dos estudantes nas três ações do Projeto, tem contribuído para fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois observa-se que os estudantes estão resolvendo os desafios propostos com maior atenção e organização, bem como usando estratégias diferenciadas e criativas.