O projeto visa aprofundar o tipo textual dissertativo-expositivo na turma do 9.º ano A da Escola Dom Carlos Coelho, como necessidade identificada pelos professores de Linguagem, os quais buscaram promover leitura e escrita para o longo da vida dos alunos, respaldando-se em Vygotsky (1991), Marcuschi (2002), Suassuna e Marcuschi (2007), enfatizando a relevância da leitura e da escrita, incorporando interações sociais, contextualização e consideração da zona de desenvolvimento proximal. A primeira etapa, foi apresentado o conceito de repertório para eles e também como a leitura diversificada expande os repertórios, concedendo uma escrita proveitosa e intencional, utilizando da atividade “bagagem”, onde, em grupos, tiveram que escrever tudo o que sabem sobre o determinado tema que lhes foi dado. A segunda etapa foi dedicada à assimilação das características inerentes ao tipo textual dissertativo-expositivo, por meio da análise dos gêneros textuais presentes no domínio discursivo jornalístico, tais como “podcast”, reportagem e notícia e, posteriormente, na terceira etapa, promoveu-se a aplicação concreta dos conhecimentos adquiridos por meio da produção textual de um dos três gêneros estudados. A produção textual foi realizada em grupos, sendo orientados pelos professores que aplicaram o projeto e posteriormente às correções e aprimoramentos de seus textos, foi realizada as gravações dos alunos para simular os gêneros escolhidos. Ao longo do projeto foi notório os progressos significativos dos alunos em suas habilidades de dissertação e jornalismo, enfatizando a expressão de opiniões internas, seguindo o padrão e a estrutura das transmissões de notícias jornalísticas em suas diferentes formas de propagação.